| Pesquise Aqui |

terça-feira, 15 de maio de 2012

Pashimina, Echarpe ou meramente Lenço por Lisiê B. Ferraz


Para a beleza e para a alma: pashimina!  (por Lisiê Bortolanza Ferraz)

Não é novidade que nós, mulheres, sempre gostamos de estar na moda, bonitas e elegantes. Com o friozinho chegando nada mais gostoso do que um acessório lindo, que nos aqueça e que ainda mostre nossa personalidade – a pashimina nos proporciona tudo isso!
Cada vez mais a pashmina vem demonstrando que chegou para ficar. Hoje é um dos itens indispensáveis no guarda-roupa da mulher moderna e elegante.
Muitos acham que pashmina é a denominação da manta. Na verdade, este é o nome do fio usado. O fio de pashmina é transformado em blusas, cobertores, xales e, por fim, nas famosas e tão cobiçadas mantas.
Muitos confundem a pashmina com o cashmere. Apesar de serem parentes próximos, existem muitas diferenças entre os dois. O cashmere, originário da região de Cachemira, no norte da Índia, possui uma textura mais grossa e áspera, sendo que é feito com o pêlo das cabras na sua totalidade. Já a pashimina é feita com o sub-pêlo da barriga das cabras selvagens! Que tal? Por isso o toque tão macio, suave e aveludado!
Apesar da delicadeza dessa peça, cuidar de uma pashmina não é difícil. Guarde seu xale enrolado para evitar desgaste na área dobrada. Quando for lavá-lo, o ideal é mandar lavar a seco, mas se lavar em casa tome o cuidado de não lavar na máquina, lave sempre à mão e separadamente. Deixe secar sobre uma superfície plana, em área bem ventilada. Use uma escova bem macia para escovar o xale, levemente, na direção das fibras para deixa-la fofinha. Passe com leveza com um ferro a vapor.
As pashminas podem ser usadas tanto no inverno como no verão e sempre dão um toque final ao visual. Existem várias formas de usá-las, desde o visual despojado até um mais arrojado. Eu já aderi ao uso delas há muitos anos e confesso que não consigo viver sem!
Existem muitas dúvidas de como colocar a manta. O importante é colocá-las de uma forma delicada e bonita. Se você se incomoda de tempos em tempos ter de arrumá-la, pode colocá-la de uma forma mais fixa no pescoço. Mas, nada impede de usá-las soltas nos ombros, costas e braços, precisando de ajustes de tempos em tempos – o que é um charme!  Tudo vai do seu estilo próprio. Aliás, as pashiminas bem colocadas conferem um estilo e charme todo especial, concordam?
Abaixo seguem algumas fotos com dicas de como usá-las. Espero que sirva de inspiração!! Aproveite que o inverno está chegando e não deixe de usá-las!







Além da beleza e modernidade que o uso da pashimina confere à mulher, para os budistas há uma significação toda especial quanto às cores!
Para eles é importante considerar as cores devido ao seu apelo emocional, que podem ser usadas para despertar respostas! Vejam que interessantes os significados:
Branco: A mensagem desta cor é de que o conhecimento e aprendizado não deve ser escondido, mas deve estar ao alcance de todos. Pode ser ameaçadora, representando o final de uma etapa, mas, ao mesmo tempo, regeneradora, com o início de uma nova fase. Representa também a longevidade.
Preto: significa a escuridão primordial. Esta é uma cor altamente mística e de profundo significado esotérico. É a cor do ódio, transmutado, pela alquimia da sabedoria, em compaixão. Representa a eminência do absoluto, o limiar da experiência.
Azul: símbolo da eternidade, verdade, fé, pureza, caridade, castidade, paz e vida espiritual em todas as culturas. Seu aspecto mais importante é a sua capacidade de absorver os pecados, representando a pureza. Acredita-se possuir um poder curativo e de fortificação para todos que o usam.
Vermelho: é a cor da paixão transmutada em sabedoria. O tom coral simboliza a energia da força da vida. Protege contra a inveja e acredita-se que cure doenças e mesmo seja um antídoto contra envenenamento. É uma cor auspiciosa para a cultura tibetana. Para os chineses o coral é o símbolo da longevidade e na Índia é usado para prevenir hemorragias.
Amarelo: é a cor do dia e é o símbolo da humildade e desapego ao materialismo. Significa renúncia, desprendimento e humildade.
Verde: representa as qualidades de equilíbrio e harmonia. É a cor da natureza e da vida. Representa a união do branco, amarelo e azul, cores simbolizando os aspectos de paz, crescimento e destruição. A cor verde representa, também, o vigor da juventude, a atividade e a ação.
Dourado: representa, para os budistas, a cor do sol e do fogo.
Eu penso que devemos usar e abusar das cores, usar as que nos sentimos belas e valorizadas, independente se desejamos ou não passar um “recado” ou buscar ou não uma “resposta” - segundo a cultura budista. Além disso, podemos (e devemos) usar não só as pashiminas verdadeiras, mas sim, as mantas, lenços, echarpes...
Além de proporcionar um visual moderno e despertar sentimentos e emoções, esse acessório ajuda a compor um visual inédito com uma roupa que já está “batida” e esquecida lá no fundo do armário! Já pensou que maravilha poder renovar um look com apenas esse acessório lindo, moderno, quentinho e fashion?
Se você já aderiu a esse acessório ou se você pensa em começar agora, não importa, use e abuse dessa peça simples e que confere um estilo próprio e arrojado!
Lisiê Bortolanza Ferraz

2 comentários:

  1. Nati!!! Adorei a maneira como tu colocou as fotos no meu texto!! Tomara que as pashiminas-mantas-lenços virem "febre" pq eu acho lindo!! Bjooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza já viraram Li... ficou muito legal o texto.
      Beijos, obrigada, mais uma vez.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...